quarta-feira, 19 de março de 2014

As possibilidades profissionais de atuação para um publicitário



 Possibilidades de atuação


O profissional publicitário tem um mercado grande de atuação podendo trabalhar em diversas áreas dentro da profissão. Podem atuar em empresas, agências de publicidade e propaganda, promoção e marketing, assessorias publicitárias, produtoras, fotógrafos, publicitário, rádio, TV, revistas, etc. Bom como foi dito no texto o mercado é grande e opções de atuações não faltam, o que pode faltar é a capacidade profissional, por isso tem que estudar muito, ter responsabilidade e ter um diferencial assim podendo se destacar numa dessas áreas de atuação.Durante muitos anos a profissão do Publicitário era influenciada pelas belas artes: desenho, pintura, fotografia, cinema etc. Mais com o surgimento das novas tecnologias e as mudanças na economia mundial e com essas mudanças passou a ser necessário também o conhecimento de novas técnicas, ou seja, tornou-se necessário o conhecimento na área da informática, internet, computação e com novos processos que vem inovando as relações com os clientes e os consumidores.
No futuro bem próximo, podemos afirmar que o Publicitário será obrigado a conhecer redes neurais, inteligência artificial e até mesmo técnicas que até hoje estava no imaginário ou nos filmes de ficção, isto é, enquanto houver emoção no ser humano, o Publicitário continuará sendo muito importante.

http://www.carlosmartins.com.br/opiniaoestudante.htm




https://www.google.com.br/search?



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Quais são as opções de trabalhos? 
 

Nas agências, os publicitários atuam nas áreas de atendimento, planejamento, mídia, criação e arte, atuando em equipe sob a orientação da gerência de projetos. Isso vai depender da área que o profissional for se identificando no andamento do curso.



Para viver uma vida criativa devemos perder o medo de errar!

Joseph Chilton Pearce


ATENDIMENTO


O profissional desta área tem um papel de extrema importância para o sucesso da agência como um todo, Assim podemos citar as características de um bom profissional da área como, organização, bom relacionamento com pessoas, sensibilidade mercadológica, conhecimento sólido e qualificação educacional.
Por sua vez podemos citar as cinco funções do profissional de atendimento como, definir, orientar, liderar, motivar e controlar.

v    Definir

Com a finalidade de alcançar os objetivos de marketing e de comunicação a serem alcançados em determinada campanha.

v    Orientar

Com o objetivo de envolver todos os setores da agência, ou seja, na orientação e na execução das tarefas a serem implementadas.

v     Liderar

Podemos definir como o setor chave para o sucesso da agência no sentido de buscar a excelência no resultado de qualquer campanha.

v    Motivar

Uma função essencial entre empresa e cliente que tem a missão de fazer o cliente a aprovar a estratégia da comunicação desenvolvida.

v    Controlar

Com a função de controlar as ações e recursos aprovados através de follow ups (acompanhamentos), das atividades internas e externas da agência.

Segundo Flávio Ferrari as cinco funções acima citadas que se refere ao Atendimento podem ser basicamente as mesmas em relação a dois grandes grupos. Um grupo de funções refere-se ao Planejamento e o outro grupo refere-se a funções Suplementares.

http://www.ead.fea.usp.br/eadonline/grupodepesquisa/publica%C3%A7%C3%B5es/valeria/3.pdf



  https://www.google.com.br/search?





https://cacoo.com/diagrams/uTs7Vumw3ayqdTGD-4473C.png


Guia de carreiras: publicidade e propaganda




http://globotv.globo.com/globocom/g1/v/guia-de-carreiras-publicidade-e-propaganda/1957420/

PLANEJAMENTO


O profissional de Planejamento tem a missão de desenvolver o briefing, onde o seu principal desafio é transformar as informações contidas no briefing em campanha. Todas essas informações são à base do planejamento de um publicitário que são passadas pelo profissional de atendimento. O planejamento publicitário trata-se de um trabalho árduo, metódico e de pesquisa, isto é, a união de conhecimento e experiências das técnicas de publicidade. O planejamento publicitário deve seguir os mesmos objetivos de marketing almejados pela empresa. Com isso o profissional da área deve fazer uma previsão e formação de critério, ou seja, para examinar o futuro e elaborar um plano de ação.

Também conhecido como Planner o profissional desta área tem a grande função de fornecer ideias a outras áreas estabelecendo um diálogo mais próximo com a área de criação.

http://www.ead.fea.usp.br/eadonline/grupodepesquisa/publica%C3%A7%C3%B5es/valeria/3.pdf




https://www.google.com.br/search?



http://www.risanet.com.br/marketing-no-setor-de-calcados/


  Pra Valer: Planejamento de Campanha




 MÍDIA

Veículos ou meio de divulgação da ação publicitária um departamento muito importante no desenvolvimento dos anúncios e que tem contato com os veículos de comunicação como jornais, revistas, rádios e televisão, etc. Uma de suas funções é o encarregado de manter ligações com os veículos e das compras de espaços para a propagação dos anúncios.

O profissional desta área tem a grande função básica de propor caminhos que faça a mensagem chegar ao seu público-alvo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ag%C3%AAncia_de_publicidade


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Mídia Oyster




Mídia e suas influências na sociedade




CRIAÇÃO


Podemos conceituar Criação como um processo de confecção de peças e campanhas publicitárias, com a finalidade comercial, institucional, política, educacional, governamental e artística etc. Com a finalidade para a promoção ou venda de um produto, uma marca, uma empresa, um objeto, ou um serviço, ou seja, com o objetivo de despertar o poder de compra do Consumidor criando o fortalecimento de uma marca em relação aos seus concorrentes, e a criação de uma imagem pública favorável.
Por sua vez a criação publicitária trabalha basicamente com dois tipos de informações, um de ordem subjetiva que é basicamente o conjunto de vivências e experiências de cada profissional, e o segundo é o briefing que é o banco de dados sobre o qual o profissional irá trabalhar.
Por tanto podemos citar os meios de comunicação utilizada pelos profissionais da área como, o comercial de televisão; os anúncios de mídia impressa (revistas e jornais basicamente); as mídias externas (outdoors, busdoors, frontlights, backlights, entre outros); as peças de marketing direto (folders, malas-diretas, folhetos...); materiais promocionais (camisetas, bonés, brindes diversos); banners; cartazes; entre diversos outros recursos de comunicação.
Não podemos esquecer-nos de citar os aliados da criação como as duplas de criação, onde um diretor de arte e um redator trabalham juntos na criação de soluções de campanhas das diversas peças, também temos o diretor de criação o grande responsável pela coordenação de todas as campanhas e profissionais do setor, o revisor que é o responsável pela avaliação e liberação de todo material linguístico, o arte finalista responsável pela arte final e por fim o produtor gráfico responsável pelo intermédio entre criação, atendimento, mídia e fornecedores (gráficas e produtoras diversas).
O grande objetivo da criação publicitária é de comunicar um conceito, associado a um produto, com a única finalidade de vender esse produto a um público especifico.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Cria%C3%A7%C3%A3o_publicit%C3%A1ria



https://www.google.com.br/search?


Departamento Criação Ourofino - Ourofino em Campo.


                                                                http://www.youtube.com/watch?v=u7aMzDLTtE0

Dicas de Criação e Publicidade com Washington Olivetto. 




ARTE



O profissional desta área é o responsável que finaliza tecnicamente uma peça de design ou publicidade para o fim que se destina como, impressão digital, off-set, serigrafia, jornal, revista, etc. Pois o resultado final é influenciado pelo seu suporte e pela sua execução.
O ramo de atuação deste profissional é muito amplo, como a paginação, a pós-produção de imagem, a leitura e desenvolvimento de desenhos técnicos e noções mínimas de produção, seja ela gráfica ou audiovisual. Além disso, o mesmo deve ter profundos conhecimentos das ferramentas digitais como, Photoshop, Adobe Illustrator, Adobe InDesign, Freehand, CorelDraw, Acrobat, etc.
Podemos citar o departamento de arte-final como o fim da linha de um trabalho dentro de uma agência de publicidade, pelo que a margem de erros deve ser nula, pois o mesmo deve ser cuidadoso, rápido e atento.



https://www.google.com.br/search

Entrevista com Diretor de Arte e Produtor Digital.



                                                  
  Perfil do publicitário

                                                                               https://www.google.com.br/search?

A carreira do Publicitário exige do mesmo, curiosidade para buscar informações e inspirações, que venha a acrescentar no desenvolvimento criativo das comunicações em diversos suportes midiáticos.

http://g1.globo.com/educacao/guia-de-carreiras/noticia/2012/05/guia-de-carreiras-publicidade.html
  • Ter capacidade de expressão oral e escrita
  • Possui visão crítica e analítica
  • Ter visão de mercado
  • Ser criativo
  • Saber usar o raciocínio lógico em questões empresariais

Quem recruta estagiários?    
  • Agência de publicidade
  • Produtora
  • Consultorias
  • Estúdios
  • Institutos de pesquisas
  • Empresas de anúncios 


  

               https://www.google.com.br/search?

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