Possibilidades de atuação
O profissional
publicitário tem um mercado grande de atuação podendo trabalhar em
diversas áreas dentro da profissão. Podem atuar em empresas, agências de
publicidade e propaganda, promoção e marketing, assessorias
publicitárias, produtoras, fotógrafos, publicitário, rádio, TV, revistas, etc.
Bom como foi dito no texto o mercado é grande e opções de atuações não faltam,
o que pode faltar é a capacidade profissional, por isso tem que estudar muito,
ter responsabilidade e ter um diferencial assim podendo se destacar numa dessas
áreas de atuação. Durante muitos anos a
profissão do Publicitário era influenciada pelas belas artes: desenho, pintura,
fotografia, cinema etc. Mais com o surgimento das novas tecnologias e as
mudanças na economia mundial e com essas mudanças passou a ser necessário também
o conhecimento de novas técnicas, ou seja, tornou-se necessário o conhecimento
na área da informática, internet, computação e com novos processos que vem
inovando as relações com os clientes e os consumidores.
No futuro bem próximo,
podemos afirmar que o Publicitário será obrigado a conhecer redes neurais,
inteligência artificial e até mesmo técnicas que até hoje estava no imaginário
ou nos filmes de ficção, isto é, enquanto houver emoção no ser humano, o
Publicitário continuará sendo muito importante.
http://www.carlosmartins.com.br/opiniaoestudante.htm
https://www.google.com.br/search?
https://www.google.com.br/search?
Quais são as opções de trabalhos?
Nas agências, os publicitários
atuam nas áreas de atendimento, planejamento, mídia, criação e arte, atuando
em equipe sob a orientação da gerência de projetos. Isso vai depender da área que o profissional for se identificando no andamento do
curso.
Para viver uma vida criativa devemos perder o medo de errar!
Joseph Chilton Pearce
O
profissional desta área tem um papel de extrema importância para o sucesso da
agência como um todo, Assim podemos citar as características de um bom
profissional da área como, organização, bom relacionamento com pessoas,
sensibilidade mercadológica, conhecimento sólido e qualificação educacional.
Por
sua vez podemos citar as cinco funções do profissional de atendimento como,
definir, orientar, liderar, motivar e controlar.
v
Definir
Com
a finalidade de alcançar os objetivos de marketing e de comunicação a serem
alcançados em determinada campanha.
v
Orientar
Com
o objetivo de envolver todos os setores da agência, ou seja, na orientação e na
execução das tarefas a serem implementadas.
v
Liderar
Podemos
definir como o setor chave para o sucesso da agência no sentido de buscar a excelência
no resultado de qualquer campanha.
v
Motivar
Uma
função essencial entre empresa e cliente que tem a missão de fazer o cliente a aprovar
a estratégia da comunicação desenvolvida.
v
Controlar
Com
a função de controlar as ações e recursos aprovados através de follow ups (acompanhamentos),
das atividades internas e externas da agência.
Segundo
Flávio Ferrari as cinco funções acima citadas que se refere ao Atendimento podem ser basicamente as
mesmas em relação a dois grandes grupos. Um grupo de funções refere-se ao Planejamento e o outro grupo refere-se
a funções Suplementares.
http://www.ead.fea.usp.br/eadonline/grupodepesquisa/publica%C3%A7%C3%B5es/valeria/3.pdf
https://www.google.com.br/search?
https://cacoo.com/diagrams/uTs7Vumw3ayqdTGD-4473C.png
Guia de carreiras: publicidade e propaganda
http://globotv.globo.com/globocom/g1/v/guia-de-carreiras-publicidade-e-propaganda/1957420/
PLANEJAMENTO
O profissional de Planejamento tem a missão
de desenvolver o briefing, onde o seu principal desafio é transformar as
informações contidas no briefing em campanha. Todas essas informações são à
base do planejamento de um publicitário que são passadas pelo profissional de
atendimento. O planejamento publicitário trata-se de um trabalho árduo,
metódico e de pesquisa, isto é, a união de conhecimento e experiências das
técnicas de publicidade. O planejamento publicitário deve seguir os mesmos
objetivos de marketing almejados pela empresa. Com isso o profissional da área
deve fazer uma previsão e formação de critério, ou seja, para examinar o futuro
e elaborar um plano de ação.
Também conhecido como Planner o profissional
desta área tem a grande função de fornecer ideias a outras áreas estabelecendo
um diálogo mais próximo com a área de criação.
http://www.ead.fea.usp.br/eadonline/grupodepesquisa/publica%C3%A7%C3%B5es/valeria/3.pdf
https://www.google.com.br/search?
http://www.risanet.com.br/marketing-no-setor-de-calcados/
Pra Valer: Planejamento de Campanha
MÍDIA
Veículos ou meio de divulgação da ação
publicitária um departamento muito importante no desenvolvimento dos anúncios e
que tem contato com os veículos de comunicação como jornais, revistas, rádios e
televisão, etc. Uma de suas funções é o encarregado de manter ligações com os
veículos e das compras de espaços para a propagação dos anúncios.
O profissional desta área tem a grande função
básica de propor caminhos que faça a mensagem chegar ao seu público-alvo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ag%C3%AAncia_de_publicidade
https://www.google.com.br/search?
https://www.google.com.br/search?
Mídia Oyster
Mídia e suas influências na sociedade
CRIAÇÃO
Podemos
conceituar Criação como um processo
de confecção de peças e campanhas publicitárias, com a finalidade comercial,
institucional, política, educacional, governamental e artística etc. Com a
finalidade para a promoção ou venda de um produto, uma marca, uma empresa, um
objeto, ou um serviço, ou seja, com o objetivo de despertar o poder de compra
do Consumidor criando o
fortalecimento de uma marca em relação aos seus concorrentes, e a criação de
uma imagem pública favorável.
Por
sua vez a criação publicitária trabalha basicamente com dois tipos de
informações, um de ordem subjetiva que é basicamente o conjunto de vivências e
experiências de cada profissional, e o segundo é o briefing que é o banco de
dados sobre o qual o profissional irá trabalhar.
Por
tanto podemos citar os meios de comunicação utilizada pelos profissionais da
área como, o comercial de televisão;
os anúncios de mídia impressa (revistas e jornais basicamente); as mídias externas
(outdoors, busdoors, frontlights, backlights, entre outros); as peças de
marketing direto (folders, malas-diretas, folhetos...); materiais promocionais
(camisetas, bonés, brindes diversos); banners; cartazes; entre diversos outros
recursos de comunicação.
Não podemos esquecer-nos de citar os aliados da
criação como as duplas de criação, onde um diretor de arte e um redator
trabalham juntos na criação de soluções de campanhas das diversas peças, também
temos o diretor de criação o grande responsável pela coordenação de todas as
campanhas e profissionais do setor, o revisor que é o responsável pela
avaliação e liberação de todo material linguístico, o arte finalista
responsável pela arte final e por fim o produtor gráfico responsável pelo
intermédio entre criação, atendimento, mídia e fornecedores (gráficas e
produtoras diversas).
O grande objetivo da criação publicitária é de
comunicar um conceito, associado a um produto, com a única finalidade de vender
esse produto a um público especifico.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cria%C3%A7%C3%A3o_publicit%C3%A1ria
https://www.google.com.br/search?
ARTE
O
profissional desta área é o responsável que finaliza tecnicamente uma peça de
design ou publicidade para o fim que se destina como, impressão digital,
off-set, serigrafia, jornal, revista, etc. Pois o resultado final é
influenciado pelo seu suporte e pela sua execução.
O
ramo de atuação deste profissional é muito amplo, como a paginação, a
pós-produção de imagem, a leitura e desenvolvimento de desenhos técnicos e
noções mínimas de produção, seja ela gráfica ou audiovisual. Além disso, o
mesmo deve ter profundos conhecimentos das ferramentas digitais como, Photoshop, Adobe Illustrator, Adobe InDesign, Freehand, CorelDraw, Acrobat, etc.
Podemos citar o departamento de arte-final como o fim da
linha de um trabalho dentro de uma agência de publicidade, pelo que a margem de
erros deve ser nula, pois o mesmo deve ser cuidadoso, rápido e atento.
https://www.google.com.br/search
Entrevista com Diretor de Arte e Produtor Digital.
Perfil do publicitário
https://www.google.com.br/search?
http://g1.globo.com/educacao/guia-de-carreiras/noticia/2012/05/guia-de-carreiras-publicidade.html
- Ter capacidade de expressão
oral e escrita
- Possui visão crítica e analítica
- Ter visão de mercado
- Ser criativo
- Saber
usar o raciocínio lógico em questões empresariais
Quem recruta estagiários?
- Agência de publicidade
- Produtora
- Consultorias
- Estúdios
- Institutos de pesquisas
- Empresas de anúncios
https://www.google.com.br/search?
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