quarta-feira, 19 de março de 2014

Análise do consumo na sociedade contemporânea



CONSUMO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA


O consumo tem um estimulo pelos meios de comunicação de massa e pelo governo buscando estimular o crescimento econômico,  gerando empregos e impostos. O consumo acaba deixando às pessoas acomodadas com estilo de vida, fazendo com que as pessoas veem o consumo a solução de seus problemas. Numa sociedade que estimula o máximo consumo e a satisfação do prazer imediato, a compulsão por compras não é notada tão prontamente pela família, até porque o consumo acaba sendo uma coisa natural e normal nos seus limites para as pessoas que consome.


Essa coisa de consumir já vem de berço, uma educação cultural que é passada de pai pra filho e cada vez mais estimulada pela mídia, mas a tem quando o consumo pode ser bom para a sociedade? É um pergunta que se deve um estudo profundo, as pessoas precisa consumir porque tem necessidades fisiológicas, mas também tem necessidade psicológica o que leva a dizer que consome coisa que precisa e coisa que não precisa.

Everardo Rocha Porque os meios de  consumos são elementos fundamentais na cultura material contemporânea. São os objetos que estão na nossa vida. A compreensão de quem você é, de alguma maneira, passa pela compreensão da nossa cultura material, e esta é formada por bens de consumo. Então, uma forma fundamental de compreender como é a nossa época é se buscar entender o fenômeno do consumo. Não por acaso, nós chamamos a nossa sociedade contemporânea de “sociedade de consumo”. Exatamente por isso, a atividade de consumo que está materializada nos bens e na narrativa é tão importante em nosso mundo. Essa é a razão fundamental pela qual nós acabamos dando esse nome ao nosso tempo.

Daniel Miller _ Fala dos 4 aspectos do ato de compra que são o consumo constrói/media relações social,presentes, poupar e discursos sobre o consumo. Para pensamos o consumo quanto cultura material, pode a ver implicações que estão sujeito quando analisamos o consumo sob o olhar do material. Nesse sentido, o consumo pode estar em oposição á cultura, que parte para a um preconceito "antimaterialismo" 

 Mary Douglas _  Vai fala da visão utilitária do consumo, que prevalece no viés economicista, e passa a se dar a devida atenção ao significado cultural contido neste fenômeno e em suas práticas. O consumo é um fato social refratário a explicações que o reduzam ao plano individual, sendo, inversamente, sensível às interpretações que envolvem significados culturais e públicos.





 O QUE É CONSUMO? 

O consumo é atividade é a atividade que consiste na fruição de bens e serviços pelos indivíduos pelas empresas ou pelo governo, e que implica a posse e destruição material, constitui-se na fase final do processo produtivo, precedido pelas etapas da produção, distribuição e comercialização.

Compulsão pelo consumo talvez possa se amparar em bases históricas. Depois da revolução industrial o mundo sofreu uma grande mudança, isso pode explicar o consumo excessivo na realidade de hoje.

Quadramento ideológico


  • Hedonista: Produtos e serviços que, agradavelmente, conspiram para fazer perene nossa felicidade.
  • Moralista: Responsabilização do consumo pelas diversas visões ecologicamente correta, consumo é a causa de todos os maus do mundo.
  • Naturalista: É uma mistura dos diversos significados recobertos pela ideia de consumo.
  • Utilitário: É a visão predominante nos estudos de marketing.

A verdade de cada um - Consumo


https://www.youtube.com/watch?v=1aFFaMdgTN4
    
                                        CIÊNCIA E CONSUMO 

   Essas obsessões de compra que as pessoas têm, é um modo de consegue se satisfazer, sentir prazer e por necessidade pessoal, a mente das pessoas começarão a desenvolver um abito de compra coisa que nem sempre tem utilidade, compra por que acha que vale apena o preço está bom por isso acaba achando que pode compra que está barato e vai sair ganhado. Como mostrou a primeira parte do vídeo que as pessoas têm abito de compra que acaba supermercado mostra que as pessoas acabam esquecendo-se de tudo e focando no seu objetivo de compra, mas se avista uma promoção acaba comprando além da conta, por que a nossa mente já estar treinada que promoção é bom não importa se aquilo vai servi ou não. A pesquisa que foi feita no supermercado mostra também que quando uma pessoa esta focada no que vai compra ela acaba não vendo nada ao redor não nota nem uma diferença por que o importante e o produto que a pessoa que, mostra também que a pupila das pessoas se dilata quando consegue acha o seu objeto desejado, ainda mais a pesquisa mostra que quem leva uma lista de compra para um supermercado acaba ficando mais tempo do que o necessário e acaba levando mais coisa do que devia, são comportamento que parece que nosso corpo entra em estado de hipnose quando pesamos em comprar.
   Muitas pessoas cria uma mania de compra produto para usar em certo momento mais acaba não usado, faz que o produto passe do prazo de validade e acaba perdendo e jogando fora, mas sua mente logo pensa em compra outro por que aquele estragou é uma obsessão de compra, outra mania de compra e a compra por marcas bem conhecidas e famosas, isso faz que as pessoas criem uma fantasia, as marca pode fazer as pessoas se sentir poderosas e criar um identidade ou uma tribo como os jovem é acostumado a fazer que nem seus pais conseguem a decifrar isso faz que agente compre um produto não pela beleza, mas sim pela marca.
   Outra pesquisa que foi feita sobre o comportamento do homem e da mulher na hora das compra, mostra que as mulheres são mais cuidadosas ao escolhe um peça de roupa, por exemplo, as mulheres olha o preço e se o produto e bom ao mesmo tempo se divertiram é uma maneira de relaxamento um sentimento de prazer, se foz possível ir a cinco lojas a mulher vai até fica satisfeita, agora já o homem é, mas e direto na hora da compra, como disse o vídeo da pesquisa, o homem reage que nem uma operação da SWAT que chega rapidamente e resgata a vitima e está tudo certo, e bem dessa maneira o homem sente que é uma tarefa quando vão as compras a primeira coisa que ver e gostar ele compra por que ele quer se livra logo da aquela tarefa maioria das vezes os homens já esta na mente o que vai compra até sabe o preço é uma decisão exata e concreta é isso e ponto final. Na hora da compra a mulher economiza mais, mas compra mais já o homem compra sem valorizar o preço, mas compra o mínimo possível.
   A obsessão por compra pode criar um distúrbios que faz com que a pessoa fique viciada em comprar simplesmente por satisfazer como se fosse um vicio de bebida alcoólica isso acorre de vido um problema na infância ou familiar isso faz que nosso celebro libera uma substancia chamada serotonina distúrbios de memória e de concentração, isso é mais comum com as mulheres, mas homem também tem tendência forte para ter este distúrbio. Comprar é uma maneira de se manifestar na sociedade de tem um status entra numa tribo o consumismo e uma coisa normal no século XX para as pessoas, mas que pode ser um problema se não saber controlar.
   Para fazer as pessoas consumir, todas as empresas tem todo preparo com profissionais do marketing e publicitário, que vão fazer uma breve pesquisa para conquistar o público-alvo. O modo de receber o cliente na loja conta muito na hora de vender um produto, um bom tratamento deixa as pessoas relaxada, faz que os clientes comprem até mais do que ele espera são jeito de manipulação de compra, ganha a confiança do cliente e ganha mais cliente, por que a loja vai ser bem vista na sociedade consumidora e uma boa criatividade de venda conta muito nessa hora. Outra pesquisa feita sobre o varejo é estimular os sentidos dar essa sensação de prazer, os cheiro ao tocar até o som do ambiente deixa as pessoas tranquilo e querer fica mais tempo no local estimular o sentido e mexer com emocional das pessoas também.
   O comercio mundial sempre está no modo de manipulação que mexe com o emocional dos consumido fazendo as consumir mais produto, com isso os comerciantes acha que tem todo controle sobre nós, mas uma grande ameaça para os comercio cada vez mais forte e a compra pela internet que com apenas um Crick a compra já está feita sem sair de casa. Na verdade o mundo vivi uma constante mudança e renovação a cada dia que passa é por isso que sempre devemos atualizar nossa estratégia de venda para não perde os clientes.
  
 PARTE 1



LINK

 https://www.youtube.com  /watch?v=olYHctfRlm8

 https://www.youtube.com/watch?v=A0DdlEwUuJA

https://www.youtube.com/watch?v=Q0358Nckui8 

https://www.youtube.com/watch?v=ssAPdzZIOSM 

https://www.youtube.com/watch?v=IOmh_I7Z8Lw 

https://www.youtube.com/watch?v=0aD76YVmIpQ 

https://www.youtube.com/watch?v=Pwz3PJNCXXE 

O estudante de publicidade e propaganda tem que está por dentro do que é consumo e como as pessoas quando se fala em consumo, até por que o publicitário faz parte desse universo age diretamente.  Estudar o consumo é muito importante para te o conhecimento do público-alvo, qual será o impacto que vai ser no lançamento de um produto e muito mais aspecto que pode ser importante, sem consumo não assistiria a publicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário